- Gestão
- | 29/08/2018
Segurança do trabalho na logística: como evitar acidentes?
A segurança do trabalho na logística é extremamente importante não apenas para garantir os níveis de produtividade, mas acima de tudo para assegurar que a vida dos seus trabalhadores seja resguardada. Acidentes de trabalho colocam a integridade dos funcionários em risco e os prejuízos podem ser até mesmo irrecuperáveis.
No setor de logística, o cuidado necessário precisa ser redobrado. Isso porque é nessa área que a ocorrência de sinistros bate recordes. As perdas podem interromper todo o ritmo de trabalho, afetando os resultados da empresa de maneira negativa.
Ninguém sabe exatamente quando um acidente vai acontecer. No entanto, é possível adotar uma cultura preventiva, capaz de agir em prol da redução dos danos.
Por isso, neste artigo, vamos orientar você para que a aplicação da segurança do trabalho na logística seja feita da melhor maneira possível. Continue a leitura!
Treinamento da equipe
Decidimos trazer a questão do treinamento para o primeiro lugar, e vamos explicar por que. Como você deve saber, é muito comum que acidentes, problemas de saúde e danos ao material aconteçam durante o transporte de produtos e matérias-primas. Esse resultado costuma ser consequência do descarregamento inadequado dos caminhões.
Desse modo, a melhor forma de resolver o problema é por meio da capacitação em relação ao melhor uso tanto das ferramentas quanto dos itens de segurança. Como gestor, você é responsável por assegurar que os colaboradores recebam treinamentos contínuos sobre segurança do trabalho.
É muito importante que os funcionários saibam manusear cada produto de forma impecável, entendendo também tudo o que for preciso a respeito do acondicionamento das mercadorias no caminhão.
Busque promover capacitações periódicas sobre o uso dos equipamentos, normas de segurança e protocolos a serem seguidos em caso de acidentes e falhas em ferramentas.
Não se esqueça de que o mesmo deve valer para os novos profissionais que assumirem funções no setor. Invista no fornecimento de uma capacitação inicial, incluindo instruções sobre procedimentos e normas de segurança da instituição.
Treinamentos periódicos e vistorias servirão para que a equipe seja sempre realinhada e atualizada, sem que o tempo investido anteriormente seja desperdiçado.
Uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) está longe de ser uma exigência sem sentido. Graças a eles, inúmeros acidentes e lesões são evitados no ambiente de trabalho. Sendo assim, é fundamental que você dê prioridade a esse assunto.
O uso dos EPIs deve ser obrigatório durante a execução das tarefas dentro da empresa. Esteja preocupado em mostrar para outros funcionários o quanto essa prática é relevante e como ela estabelece maior proteção contra riscos no ambiente empresarial.
Independentemente de possíveis reclamações quanto ao desconforto causado pelo uso dos EPIs, não poderá haver alternativa. Enfatize que a utilização constante fará com que a adaptação aconteça. O importante é não abrir mãos das medidas mais protetivas.
Utilização de equipamentos que facilitam o descarregamento
Segundo o Ministério do Trabalho e a Norma Reguladora (NR) 17, deve ser imediatamente vetada uma ação de transporte de carga cujo peso ameace comprometer a saúde ou segurança do trabalhador.
Portanto, se você se importa com a segurança do trabalho na logística, invista no uso de equipamentos que facilitem o descarregamento dos produtos. Acidentes gerados pelo manuseio da carga podem ser reduzidos com recursos específicos.
As plataformas elevatórias são um exemplo de solução capaz de otimizar o trabalho, aumentando o nível de produtividade da tarefa ao proporcionar segurança e agilidade ao carregamento e descarregamento.
Dores nas costas e doenças na coluna costumam ser causadas por problemas de manuseio e postura. Como um bom gestor da área, você pode evitar esse tipo de ocorrência em sua empresa mantendo os olhos bem abertos para a maneira como a movimentação de cargas é realizada.
Maquinários e equipamentos certificados
Outro problema que pode fazer com que o índice de acidentes no setor logístico cresça é o aporte de equipamentos e máquinas sem certificação no Inmetro. A aquisição de aparelhos, ferramentas e máquinas de má qualidade pode comprometer os procedimentos internos e a imagem da empresa.
Na hora de comprar esses itens, faça uma pesquisa de mercado colocando a segurança em primeiro lugar. É de extrema importância que os seus colaboradores estejam cercados por equipamentos modernos e seguros. Além de facilitar o trabalho, eles terão a saúde e integridade física resguardadas.
Revisões nos equipamentos
A qualidade do maquinário também está ligada à frequência da manutenção preventiva, pois os danos são consequências naturais do uso constante e, para evitá-los, é preciso adotar uma postura preventiva.
Ao cuidar para que as empilhadeiras e caminhões estejam com as revisões e manutenções sempre em dia, sua equipe poderá impedir a recorrência de problemas ocasionados pela má conservação, por exemplo. Isso também ajudará a manter os níveis de produtividade do setor.
Vale ressaltar que até o manuseio errôneo pode acarretar danos aos instrumentos. Em todo caso, máquinas com problemas no funcionamento precisam ser interditadas e endereçadas para a manutenção. Você não quer que os trabalhadores sejam expostos a riscos desnecessários, certo?
Distribuição correta da carga
Quando o assunto é a seguridade em todos os processos, o carregamento dos caminhões não pode ser esquecido. As mercadorias precisam ser organizadas de forma correta dentro do caminhão, impedindo tombamentos, vazamentos e quebras de itens.
Esteja certo de que a carga está sendo distribuída de maneira uniforme dentro o veículo, de modo que não possam se movimentar durante o transporte. Todas as áreas da caçamba precisam receber aproximadamente o mesmo peso. Além disso, vale a pena arrumar os itens já pensando no descarregamento.
Como você viu, quem sabe lidar e manusear aparelhos da maneira certa comete menos erros e contribui para a produtividade da empresa. Por isso, o treinamento dos funcionários é uma estratégia fundamental para a redução dos índices de acidentes de trabalho no setor.
Segurança no trabalho é um assunto que merece toda a atenção do gerente de logística. Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você e que possam ser colocadas em prática o quanto antes.
Gostou de se inteirar sobre a segurança do trabalho na logística? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos mais relevantes do setor!