- Gestão
- | 05/09/2018
5 perguntas e respostas sobre a logística reversa que você precisa saber!
Você sabe o que é logística reversa? O reaproveitamento de resíduos, o descarte correto e a busca constante por métodos mais sustentáveis nos negócios são temas atuais que merecem a atenção de todos os empreendedores que desejam minimizar os impactos ambientais e sociais causados por suas empresas.
Essa estratégia não só garante a possibilidade da empresa produtora reparar seus efeitos, fazendo bem ao meio ambiente e à sociedade, como também permite que ela se aproxime ainda mais do consumidor, tendo em vista que ele possui um grande papel nesse processo.
Tem dúvidas a respeito desse assunto? Confira algumas perguntas e respostas sobre a logística reversa!
1. O que é a logística reversa?
A logística reversa se refere ao gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida. Ou seja, nessa modalidade, ocorre o retorno dos materiais outrora empregados no processo produtivo, com o objetivo de neutralizar os impactos ambientais e sociais causados por uma empresa.
Essa estratégia, bastante presente na logística 4.0, viabiliza que o empreendimento colete, restitua e reaproveite resíduos sólidos — sendo possível também dar outro destino aos materiais contanto que seja ambientalmente adequado. No geral, a ideia da logística reversa é dar o fim mais apropriado aos produtos descartados pelo consumidor.
Sua primeira menção ocorreu na década de 1990 devido aos males causados à saúde com o descarte incorreto daqueles que eram considerados materiais tóxicos e prejudiciais à natureza de alguma forma. Alguns exemplos são:
- lixo hospitalar;
- medicamentos;
- pneus;
- agrotóxicos;
- pilhas e baterias;
- óleos lubrificantes;
- embalagens de produtos químicos;
- produtos eletroeletrônicos.
Atualmente, porém, a logística reversa é uma solução adotada por todo negócio que deseja contribuir para o bem do meio ambiente e da sociedade, independentemente de quais produtos ofereça.
2. Como ela funciona?
A logística reversa funciona mediante uma adaptação da cadeia de suprimentos para processar o retorno dos resíduos sólidos até o fabricante. Esses materiais podem ser provenientes de mercadorias com defeitos, de pedidos incorretos, da expiração de produtos perecíveis ou, até mesmo, do desuso por parte de quem o adquiriu.
Nesses casos, para que o produto tenha um fim conveniente e adequado, o consumidor o devolve — ou o que sobrou dele — à empresa. Considerando que nesse processo todos possuem papéis importantes, veja um exemplo que pode ser facilmente aplicado aos vidros de refrigerante:
- o consumidor devolve o produto ou a embalagem em troca de vantagens oferecidas pelo fabricante, como descontos em novas mercadorias;
- o comerciante é encarregado de providenciar um ponto específico para coleta desses resíduos em seu estabelecimento;
- as indústrias são responsáveis pela retirada do produto ou da embalagem recolhida pelos comércios e por dar o seu devido fim — a reciclagem, a reutilização ou o descarte apropriado;
- ao Governo cabe a criação de campanhas para educar e conscientizar sobre a importância da logística reversa, bem como fiscalizar as suas etapas.
3. Quais são os seus benefícios?
As vantagens da logística reversa vão além da sustentabilidade. Confira agora alguns bons motivos — além do óbvio — para convencer você de que é uma boa ideia adotar essa estratégia nos processos da sua empresa também.
Transmite uma boa imagem
No atual cenário mercadológico, em que a preocupação com a preservação do meio ambiente é constante, a tendência é que os consumidores fiquem mais exigentes e busquem se relacionar com marcas que não prejudiquem a natureza e a sociedade. Sendo assim, a empresa que adota a logística reversa tem a possibilidade de criar uma imagem positiva junto ao público e aproximá-lo.
Favorece ações de marketing
Por que não comunicar as boas práticas adotadas pelo seu empreendimento em ações de marketing? Nesse tipo de campanha, cujos objetivos são apresentar o conceito de logística reversa e divulgar o destino dos resíduos, é possível reforçar o posicionamento da sua marca e demonstrar sua preocupação com o meio ambiente enquanto fortalece o relacionamento com o cliente.
Melhora o processo de produção
A implementação da logística reversa é uma forma da empresa economizar nos processos produtivos, uma vez que os resíduos retornam à cadeia e podem servir como insumos em novas produções. Ou seja, os custos e o consumo de matérias-primas são reduzidos e o empreendimento é impulsionado a gerar produtos mais limpos.
Conscientiza consumidores
Muitas marcas ainda não têm noção do quanto podem influenciar seus consumidores — e o quanto essa responsabilidade é grande. Uma empresa parceira do meio ambiente, que utiliza a logística reversa, além de aproveitar a sua boa imagem, pode tomar para si o objetivo de educar seu público quanto à importância de práticas sustentáveis.
4. Como implementar a logística reversa?
O primeiro passo para garantir o sucesso da implementação da logística reversa é conhecer a fundo a origem e a cadeia de todos os insumos usados nas operações da sua empresa. Desse jeito, é mais fácil determinar o ciclo de vida dos produtos e elaborar procedimentos para tratar os seus resíduos sólidos, isto é, projetar um plano para eles.
A empresa pode reciclar o seu “lixo”, reutilizá-lo na concepção de novas mercadorias ou, simplesmente, descartá-lo corretamente. Algumas maneiras de aplicar a logística reversa nos processos do seu negócio são:
- firmar parceria com uma cooperativa que reaproveite os resíduos coletados — caso não seja conveniente para a sua empresa se encarregar disso;
- estabelecer uma política de trocas e devoluções para que os consumidores saibam quando, como e onde podem retornar um produto;
- definir um protocolo para retorno dos materiais de modo a orientar e a guiar os colaboradores por todos os processos.
O controle efetivo do estoque e financeiro é outro ponto que merece sua atenção, pois, para que a logística reversa flua bem, é preciso que o seu negócio esteja preparado para ressarcir financeiramente o consumidor em uma devolução ou tenha facilidade para providenciar um novo produto em casos de trocas.
5. Os custos dessa implementação e de todo o processo são elevados?
Embora dependa bastante dos métodos de cada empresa, a implementação e os processos de logística reversa, no geral, não são baratos. No entanto, uma alternativa é buscar parcerias com outros empreendimentos interessados em adquirir e reutilizar os resíduos do seu negócio, o que permite reduzir, zerar ou, até mesmo, lucrar com essa estratégia.
Outra forma de conter o valor da logística reversa é conhecendo precisamente custos importantes, como:
- taxa de trocas;
- taxa de devoluções;
- custos com embalagens perdidas nesses processos;
- custos com frete na reversão;
- custos com mão de obra.
Uma vez delimitados precisamente esses valores e sua representatividade no custo operacional, é preciso considerá-los ao compor os preços dos produtos. Portanto, não deixe de profissionalizar a gestão da sua empresa e de conhecer, calcular, gerenciar e eliminar desperdícios.
A logística reversa é uma solução poderosa para aqueles que sabem utilizá-la. Para que ela funcione e gere os melhores resultados, é preciso saber como estão os processos logísticos da empresa e, se necessário, adequá-los.
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