- Gestão
- | 05/04/2019
Prazo de entrega: como garantir a satisfação do cliente?
A logística é a área responsável por unir os departamentos comerciais às necessidades dos clientes. É a partir dos setores logísticos que as mercadorias ou componentes de uma produção serão recebidos. São também as atividades logísticas que fazem o output do produto para que ele chegue no tempo previsto ao cliente.
O atendimento do prazo de entrega é o ponto mais básico e fundamental para garantir a satisfação do consumidor. Não basta que você tenha a melhor estrutura de armazenagem e diversas ferramentas tecnológicas, se o material não chega nas mãos do cliente no tempo determinado.
Atingir a satisfação do cliente deve ser um dos principais objetivos de qualquer empresa. Portanto, qualquer atraso deve ser evitado. Continue lendo e descubra como fazer com que os prazos de entrega sejam sempre atendidos!
O que fazer para garantir o prazo de entrega?
Se sua empresa vem enfrentando problemas recorrentes com atrasos de entrega, é importante prestar atenção aos diversos processos logísticos que podem estar causando a falha. Ela pode acontecer no momento do recebimento, da separação dos pedidos, por divergências de estoque ou por atrasos no transporte.
Por isso, listamos algumas melhorias que podem ajudar a melhorar sua operação.
Controle e atualização de estoque
O controle do estoque está diretamente ligado ao atendimento do prazo de entrega, pois qualquer divergência faz com que uma linha de produção pare e que seja necessária uma nova compra para continuar a produção. Imagine o atraso se o componente que faltou for importado! Tudo isso reflete diretamente na satisfação do cliente.
Por esse motivo, é muito importante que a empresa tenha a classificação das mercadorias que estão no estoque para que os inventários aconteçam de acordo com os detalhes de cada componente para a produção. Ter pessoas treinadas desempenhando a atividade e conscientizar os demais colaboradores envolvidos para que não retirem as peças do estoque sem avisar ao responsável também é fundamental para que a empresa tenha um bom controle.
Acompanhamento da carga em tempo real
A tecnologia deve ser uma aliada da empresa. O transporte pode ser o maior responsável pelos atrasos, visto que é o processo que mais sofre com incidentes fora do planejado. Acompanhar a carga durante o trajeto de entrega é essencial para que, no caso de qualquer situação fora do escopo, o gestor tenha mais tempo de reação para resolver o problema.
Ter um acompanhamento em tempo real também aumenta a confiança do cliente na empresa, pois qualquer resposta de que precise será passada de forma rápida, bastando apenas uma consulta na ferramenta.
Utilização de indicadores de desempenho
Monitorar a operação é indispensável para que ela seja controlada e para que os gargalos e pontos de falha sejam evidenciados. Para garantir o atendimento do prazo de entrega, o gestor precisa conhecer os processos no detalhe. A forma ideal para que ele tenha esse conhecimento é a utilização de indicadores de desempenho.
Número de entregas avariadas, desempenho do motorista e avaliação dos motivos de atraso. Todas essas informações podem ser compiladas em relatórios de resultado que evidenciarão as operações que precisam de melhoria, investimento ou novos treinamentos para a equipe.
A transparência, nesse caso, é essencial: o gestor deve deixar claro que informar onde está a falha apenas trará melhorias para todos os envolvidos.
Parceiros confiáveis
Algumas vezes, a melhor opção para melhorar o prazo de entrega é terceirizar alguns serviços para que nenhuma parte do processo seja negligenciada. O negócio contará com outras empresas envolvidas, que talvez tenham maior expertise em determinadas atividades, deixando o processo mais preciso e organizado.
Para que isso aconteça, é preciso encontrar parceiros em que a empresa possa confiar completamente. A visão e a missão dos parceiros devem ter relação com os objetivos do seu negócio, para que todos caminhem em prol de um mesmo propósito: garantir a satisfação do cliente.
Otimização de processo
Ter uma operação enxuta, de acordo com as premissas do lean manufacturing — ou seja, voltada ao zero desperdício em todas as suas atividades, o que pode ser uma das formas de solucionar problemas com prazo de entrega. As atividades desempenhadas pela logística devem ser precisas e a empresa deve auxiliar os colaboradores que estão nessas funções por meio de ferramentas e estrutura para que isso ocorra.
Além disso, quando gargalos forem identificados pelos indicadores de desempenho, o processo deve ser revisado. Pode ser que a simples mudança do layout da sua área de separação de materiais reduza o tempo que o operador gasta com a atividade. A implementação de um sistema Push-Back também pode otimizar o processo de armazenagem, diminuindo o tempo total de entrega para o cliente.
Mas quais são os benefícios do cumprimento dos prazos?
Garantir a satisfação dos clientes é o primeiro grande benefício do cumprimento do prazo de entrega. Mas também é importante lembrar que um cliente feliz é marketing positivo para o negócio.
Ou seja, a forma como o nome da sua empresa é vista no mercado é melhorada. Sua marca será considerada confiável, transparente e precisa, aumentando a sua vantagem competitiva.
Os processos internos também passam por melhorias, visto que a empresa gira em torno da entrega para o cliente. Compras, vendas, financeiro e recursos humanos são áreas que dependem de um trabalho bem feito da logística.
O contrário também é válido: a logística tem a necessidade da parceria com os demais departamentos para funcionar de forma adequada. Assim, ao otimizar processos logísticos, a empresa estará trazendo melhorias para as demais áreas.
O cliente é o responsável pelo sucesso da empresa e todos os colaboradores precisam estar cientes de como é importante manter o relacionamento com eles em um alto nível. Os gestores devem auxiliar no direcionamento da equipe para que todos estejam voltados ao objetivo de atingir a satisfação máxima do cliente.
Logo, um bom atendimento, o respeito aos prazos de entrega e uma operação que dê o resultado que ele espera são aspectos fundamentais para que seja possível crescer, se desenvolver e se diferenciar no mercado. Dessa maneira, fará com que os clientes desejem trabalhar com sua empresa.
Pronto para resolver os problemas de atraso e aumentar a satisfação do cliente? Agora, que tal saber um pouco sobre como reduzir as perdas de mercadorias e deixar seu conhecimento ainda mais completo?