- Logística
- | 07/08/2019
Como o setor logístico impacta na experiência do cliente? Entenda
Enquanto muitas empresas enxergam apenas as estratégias de marketing como meio único para satisfazer e fidelizar o consumidor, alguns cases de logística provam que investir na excelência operacional e nos processos internos também são excelentes formas de garantir uma boa experiência do cliente. Prova disso é que diversas empresas (grandes e renomadas) passaram a considerar a logística como um diferencial essencial para a sua participação e imagem no mercado.
Pensando nisso, nós preparamos este post trazendo alguns desses cases de logística mais famosos, mostrando como uma boa gestão e uma estrutura operacional adequada são fatores fundamentais que garantem um atendimento de qualidade e o reconhecimento do consumidor.
Quer conhecer mais e aproveitar as dicas para implementar em seus negócios? Então, vamos começar!
Entenda por que a logística impacta na experiência do cliente
Já se foi o tempo em que as empresas se preocupavam apenas em entregar suas encomendas, garantindo a integridade da mercadoria e atendendo os prazos estipulados. De fato, isso ainda se faz necessário, porém, se tornou apenas uma obrigação do fornecedor. Hoje, em tempos de logística 4.0, os objetivos são muito mais amplos e focam, justamente, na experiência do cliente.
Ou seja, entregar na data, sem avarias e com um bom atendimento é coisa básica atualmente. O cliente, cada vez mais exigente, quer ter praticidade na hora de comprar, ter um contato personalizado, se surpreender com a rapidez ou com o método de entrega.
Sua marca pode se destacar, impactar, causar surpresas, gerar elogios e comentários dos clientes, simplesmente, por utilizar métodos de entregas diferenciados, ágeis e satisfatórios. Quer exemplos práticos? Então, siga a leitura e confira esses cases de logística!
Conheça alguns cases de logística que impactam na experiência do cliente
Abaixo, separamos uma pequena lista de cases de empresas famosas que enxergaram grandes diferenciais em seus setores de logística e, hoje, são referências internacionais, gerando tendências e metodologias que muitas outras organizações ainda precisam acompanhar. Confira!
Amazon
Estamos falando aqui da marca mais valiosa do mundo, segundo o Brand Finance de 2019. Mas engana-se quem acha que a Amazon conquistou isso apenas por investir em tecnologia e marketing. A empresa, durante anos, reformulou seus processos, ampliou seus mercados, mas, principalmente, focou na logística como seu maior diferencial.
Para se ter uma ideia de como essa gigantesca americana se tornou o e-commerce mais poderoso do mundo e referência nas suas entregas, a empresa passou a testar, há pouco tempo, o que chamou de entrega antecipada. Na prática, o cliente acessa o seu site e, de acordo com o histórico e perfil de compras, a logística já antecipa o picking e o carregamento, mesmo antes da confirmação do pedido. Isso que é agilidade, né?
Unilever
Em 2010, a gigante multinacional percebeu que precisava reformular a sua estrutura logística, a fim de atender seus diferentes mercados e se adequar às especificidades de cada país em que atua. Assim, criou centros de excelência em cada uma dessas localidades e iniciou a transformação. O primeiro passo foi renovar toda a gestão de transportes, como novos veículos, sistemas e equipes, padronizando todos os processos.
Por fim, a multinacional focou em seus centros de distribuição e armazéns, estudando novos layouts, investindo em sistemas de armazenagens mais modernos, estruturas de maior capacidade e eficiência e pickings mais ágeis.
Natura
Nos últimos anos, a Natura voltou sua imagem para a responsabilidade social e ambiental. Porém, isso não se limitou apenas a uma estratégia de marketing e publicidade, já que a empresa reconheceu a necessidade de revisar seus processos de entregas, se tornando um dos cases de logística mais famosos e sustentáveis do país.
Foi um trabalho e investimento alto em tecnologia de ponta e na repaginação de seus armazéns. Como a empresa foca suas vendas por meio de revendedoras independentes, ela criou um portal específico com acessos exclusivos, no qual é possível checar os estoques disponíveis, informações de cada item, preços e, por fim, realizar os pedidos diretamente.
Já na questão da armazenagem, a Natura apostou na verticalização de seus estoques, centralizando todo o processo logístico e distribuição nesses armazéns. É um exemplo prático de como aumentar a capacidade de estocagem, melhorar a eficiência das operações e, o mais importante, economizando espaços físicos, obras e construções. O orçamento e o meio ambiente agradecem!
Saiba como sua empresa pode apostar na logística como diferencial
Apresentamos três cases de logística que se tornaram referências no país e no mundo. Há muitos outros e, cada vez mais, com os avanços da tecnologia e clientes mais exigentes, a tendência é que surjam muitos outros casos e experimentos, como o uso de drones, aplicativos e novas ferramentas.
Porém, há formas muito mais tangíveis e práticas já existentes no mercado, mas que, mesmo assim, muitas empresas ainda insistem em não investir. Isso pode ser um erro grave! Abaixo, fizemos uma pequena lista com algumas soluções reais e extremamente eficientes que toda empresa deveria investir para se tornar um case de logística. Confira!
- sistemas de rastreamento;
- softwares de gestão logística;
- códigos de barras e coletores de dados;
- estruturas fixas inteligentes (porta pallets; Push Back, Drive in e drive thru etc.);
- sistemas de picking dinâmicos e automatizados;
- equipamentos diferenciados e específicos, como pallets de aço;
- sistemas de movimentação de carga automatizados para o depósito (miniload, transelevadores, carros shuttle ou satélite);
- mezaninos industriais para aumentar a capacidade e organização dos estoques.
Em resumo, esses cases de logística que falamos acima servem para exemplificar como o setor de armazenagem e distribuição também devem ser vistos como estratégicos e não meramente operacionais dentro das empresas. Essas grandes multinacionais são referências em seus segmentos, justamente por acreditarem e investirem em seus setores logísticos, proporcionando a melhor experiência do cliente e, consequentemente, expandindo os seus negócios pelo mundo. E a sua empresa? Está pronta para os avanços do mercado? Portanto, invista em soluções inteligentes e saia na frente!
Gostou do nosso post? Quer mais dicas de como otimizar as suas operações logísticas e se destacar? Então, não deixe de ler também nosso próximo artigo e saiba como melhorar os seus prazos de entrega. Boa leitura!