- Armazenagem
- | 02/05/2023
Como um software de gerenciamento de armazém (WMS) pode ajudar na gestão de estoques e pedidos
O software de gerenciamento de armazém WMS é uma das diversas opções que as indústrias, distribuidoras, transportadoras e empresas de inúmeros setores utilizam para agilizar seus processos.
Seu objetivo é gerenciar todos os processos logísticos como a entrada, movimentação e saída de produtos. Ele é um complemento que pode ser integrado a outros softwares, como o ERP, por exemplo, fornecendo dados para todos os setores da empresa.
Continue a leitura para saber em detalhes como ele pode ajudar na gestão dos estoques e pedidos na sua empresa e como ele funciona.
Como funciona o software de gerenciamento de armazém (WMS)
O software de gerenciamento de armazém (WMS) já começa seu processo desde a entrada das mercadorias no galpão. Ele pode utilizar código de barras para identificar os produtos, assim, fiscalizando a entrada e saída das mercadorias.
Com isso, ele realiza o controle de todo o estoque, além de ter o controle de informações importantes, como prazo de validade, lote e quantidade. Assim que a mercadoria adentra a empresa, ele é capaz de controlar todos os processos logísticos internos.
Assim, os registros feitos por ele através dos documentos, como NF-e e código de barras, possuem informações super importantes para os próximos processos. Os passos seguintes, como os de armazenamento, separação de produtos, integração com outros setores, relatórios eficientes e expedição serão facilitados.
Benefícios do WMS
Como visto no tópico anterior, o software de gerenciamento de armazém (WMS) facilita, e muito, todos os processos na empresa. Quem faz este investimento tem como resultado diversos benefícios, separamos os principais a seguir:
Equipe eficiente e mais produtiva
Como o WMS agiliza a entrada e saída das mercadorias, eles são mais rápidos de serem localizadas, fazendo com que a equipe seja mais ágil e produtiva.
Maior controle dos produtos
Com o registro das movimentações, os produtos são controlados, facilitando a compra de novas mercadorias e nos inventários. Também há a redução de materiais vencidos e que não tem saída.
Estoque mais organizado
Com os relatórios gerados, é possível analisar quais produtos devem ser vendidos primeiro, saber exatamente as datas de vencimento e a quantidade exata dos que têm melhor saída. O estoque fica mais organizado por conta da locação de maneira mais eficiente.
Economia na mão de obra
Com a automatização dos processos, a empresa economiza com a contratação de mais funcionários. Além disso, há uma redução de erros humanos nos processos.
Melhorias no atendimento ao cliente
Há uma agilidade com o software de gerenciamento de armazém (WMS). Dessa forma, os processos ficam mais rápidos, diminuindo o tempo de entrega das mercadorias aos clientes. Essa rapidez faz com que as futuras avaliações dos clientes sejam positivas.
E o mais interessante é que o WMS pode ser usado conforme a necessidade de cada empresa. Para otimizar ainda mais os processos logísticos, conte com uma empresa que tem as mais diversas estruturas, sistemas automáticos, variados racks metálicos, dentre outros.
A Longa Industrial se orgulha nestes 59 anos de história por ser capaz de atender a todos os tipos de empresa em diferentes setores e tamanhos no Brasil e em outros países da América Latina.
Gostou do nosso artigo sobre software de gerenciamento de armazém (WMS)? Se você está buscando um sistema de armazenagem ou outras soluções para logística e transporte inteligente, você encontrou a empresa certa. A Longa Industrial é especialista neste ramo e estamos sempre desenvolvendo as melhores soluções para armazenagem no Brasil.
Para saber mais informações interessantes sobre armazenagem logística acompanhe nosso blog e fique atento às novidades.
Nos vemos no próximo artigo!