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Investimento em logística: onde devo aplicar o dinheiro?

A eficiência de uma empresa está, atualmente, atrelada à sua capacidade de modernização. Além disso, a produtividade de seus processos e de seus colaboradores garante grandes vantagens competitivas em um mercado em que a concorrência está cada dia mais acirrada.

Nesse cenário, o investimento em logística é um grande aliado no crescimento do negócio e, em razão disso, ganha espaço na estratégia operacional, uma vez que contribui para a otimização de processos e aprimoramento de resultados.

Quer saber quais investimentos em logística são capazes de destacar uma empresa? Confira!

Tecnologia

Para que a empresa funcione bem como um todo, é preciso que a logística seja efetiva — e uma forma de garantir isso é investindo em tecnologia para a automação dos processos. Uma possibilidade é a adoção de um sistema de gestão que ajude a modernizar as operações.

Embora muitos empreendedores tenham receio quanto aos valores, é importante salientar que o custo-benefício do investimento em tecnologia é bastante atrativo, pois essa escolha atende às demandas do atual cenário do setor: a Logística 4.0. Sendo assim, trabalhar com um software adequado, por exemplo, garante uma série de vantagens ao negócio, tais como:

  • maior agilidade no andamento das tarefas;
  • centralização de informações;
  • trabalho com dados mais confiáveis;
  • redução de erros — como os que ocorrem na expedição de produtos;
  • aumento da produtividade;
  • satisfação dos clientes;
  • mais segurança para a elaboração de planos de ação;
  • tomada de decisões mais precisa e acertada;
  • aumento do faturamento.

Segurança da web

Por mais que a tecnologia ofereça inúmeros benefícios, é preciso ter cuidado — especialmente quando se trata de informações importantes na internet. Esses dados, muitas vezes relacionados ao planejamento estratégico e à tomada de decisões, não devem estar desprotegidos na web. Caso contrário, a empresa pode estar diante de uma forte ameaça.

Nesse sentido, para proteger o empreendimento é necessário investir em segurança da web. Questões valiosas, como diferenciais competitivos e estratégias, ficarão mais seguras e livres de quem não possui autorização para acessá-las.

Quanto ao custo-benefício do investimento em segurança da web, é fundamental ter em mente o quanto uma informação sigilosa pode se tornar problemática nas mãos da concorrência, por exemplo. Em outras palavras, o risco de um dado relevante vazar pode significar, também, riscos financeiros e comprometer os rendimentos do negócio.

Treinamento de colaboradores

A nossa terceira dica de investimento em logística é o treinamento adequado dos colaboradores. Vale ressaltar que essa é uma alternativa para tornar mais produtivo o centro de distribuição, aprimorar a gestão de pessoas e ampliar os resultados da empresa.

Funcionários do setor logístico enfrentam, diariamente, pressões que requerem agilidade, técnica e experiência. Nesse sentido, tal medida contribuirá para uma cadeia logística mais fluída, isto é, com operações mais eficientes que geram impactos significativos em todas as áreas do negócio — principalmente na satisfação do consumidor.

Com a capacitação dos funcionários, o empreendimento tem mais condições de oferecer um atendimento especializado — e isso é a chave para se destacar no mercado. Ademais, esse tipo de investimento estimula o crescimento do pessoal e demonstra valorização, o que ajuda a manter a motivação da equipe.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma evolução da tecnologia cujo objetivo é tornar mais práticas e rápidas as tarefas do dia a dia. Para isso, essa solução faz a conexão de diversos dispositivos, aparelhos e ferramentas à internet.

Esse investimento pode ser feito de diferentes maneiras na logística de uma empresa. Veja:

  • monitoramento de veículos e motoristas em tempo real;
  • separação de mercadorias, abolindo os pedidos em papel e conferências manuais;
  • automatização dos processos de armazenamento, separação e conferência de mercadorias.

A Internet das Coisas favorece a automação e isso significa que, na prática, a empresa não precisará de tantos funcionários para exercer atividades repetitivas — o que representa uma redução de custos e ganho de tempo. Ainda, com sistemas que trabalham de forma otimizada, ininterrupta e com alto padrão de produtividade e qualidade, ocorre a eliminação de erros humanos.

Logística reversa

Os impactos causados pelas empresas no meio ambiente e na sociedade culminaram na criação da logística reversa. Essa modalidade traz os empreendimentos como responsáveis por darem o fim mais ecologicamente adequado aos resíduos sólidos de seus produtos após o descarte pelo consumidor.

A logística reversa não só demonstra a preocupação da sua empresa com o meio ambiente e com a sociedade, como também expressa proatividade — o que pode aproximar e fidelizar o cliente. Além disso, essa solução ajuda a identificar quais produtos apresentam defeitos ou desagradam o consumidor, permitindo, assim, aperfeiçoar os processos de produção.

Em geral, os processos de logística reversa possuem um alto investimento. Porém, esse valor pode ser consideravelmente reduzido dependendo do destino que a empresa dá aos materiais retornados. Por exemplo, é possível reaproveitá-los nos processos de produção ou, ainda, vendê-los para parceiros de negócios interessados em reutilizarem ou reciclarem esses produtos.

Caso você esteja se perguntando como convencer a diretoria da empresa a investir em logística, uma sugestão é relatar os benefícios que o negócio poderá obter por meio dessa decisão. Alguns exemplos são:

  • aumento da produtividade;
  • motivação e reforço da eficiência da equipe;
  • gestão otimizada do fluxo de produtos — o que permite ao gestor acompanhar o ciclo de produção, desde a origem de uma mercadoria até o seu destino (e, até mesmo, depois do seu descarte, com a logística reversa);
  • redução de custos;
  • melhor aproveitamento do tempo;
  • satisfação dos consumidores;
  • aumento da lucratividade do negócio.

Além de proporcionar inúmeras vantagens à empresa, o investimento em logística pode acontecer de diversas formas: desde a capacitação dos colaboradores até a adoção de tecnologias de ponta. Essa versatilidade permite atender todos os gostos e bolsos — mas depende do ramo de atuação e das necessidades específicas de cada negócio.

No entanto, é preciso que os gestores sempre acompanhem as tendências de investimento em logística que surgem no mercado para determinar quais melhorias podem e devem ser implantadas na organização.

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