- Armazenagem
- | 30/07/2019
Como um layout de armazém bem desenvolvido impacta nos seus resultados
Independentemente do tamanho, a disposição inteligente dos itens determinará o quanto o espaço de armazenagem pode ser proveitoso. No ramo da logística, os melhores resultados só aparecem quando o layout de armazém, em vez de ser descartado, é visto como oportunidade.
O papel da logística no desenvolvimento de um negócio é de suma importância. Afinal, o bom controle de produtos, a estocagem e a movimentação inteligente impactam nos prazos. O sucesso da logística é consequência de estratégias bem implementadas, como o planejamento adequado e o foco na organização e no controle dos processos de armazenagem.
Na prática, evitar perdas ou atrasos, diminuir acidentes e manter a linha de suplementos em funcionamento podem se revelar grandes desafios. Para que você consiga equilibrar as tarefas e garantir um excelente fluxo logístico, explicaremos como os ajustes do layout podem gerar grandes economias de tempo e recursos. Acompanhe!
O que é e qual a real importância do layout de armazém?
O layout de armazém corresponde à forma como as áreas de armazenagem serão distribuídas e organizadas. Assim, é possível otimizar os fluxos de entrada e saída, aproveitando ao máximo o espaço (tanto vertical quanto horizontal).
É aí que o papel do layout de armazém se expande. Os ganhos do layout adequado estão ligados à redução de custos e a incríveis índices de produtividade, uma vez que influenciam o trabalho de toda a organização. Tudo deve ser planejado para a redução máxima de longos deslocamentos, focando no melhor aproveitamento do espaço disponível.
Como sabemos, a logística não pode se separar da eficiência e do acompanhamento de resultados diretos. As empresas que traçam como meta a expansão de mercado e o aumento do lucro precisam entregar com mais economia e velocidade, sem perder a qualidade.
Nessa premissa, a movimentação de materiais em um galpão logístico fará toda a diferença, assim como a boa disposição de seções, itens e departamentos. Planejar cada pequeno espaço do armazém é trabalhar em prol da produtividade.
Mas garantir o fluxo logístico perfeito depende de uma otimização do espaço, da movimentação adequada de equipamentos e do volume de saída dos itens. Isso significa que um bom ambiente no armazém tende a gerar mais flexibilidade e menos custos ou tempo envolvido nas operações.
Sabemos que, principalmente no caso de produtos frágeis, quanto menos vezes o material for manuseado, menores serão as possibilidades de acidentes. Isso leva à redução de riscos de avarias, outro ótimo ganho baseado no layout planejado.
Um modelo de layout estratégico pode trazer vantagens como:
- mais itens no mesmo ambiente: organizar o espaço de forma planejada sempre garante estocagem inteligente e limpeza;
- deslocamento eficiente: a movimentação das pessoas e dos equipamentos precisa ser objetiva, fluida e segura;
- maiores índices de produtividade: um espaço físico organizado favorece o desenvolvimento do trabalho das pessoas, gerando eficácia e lógica aos processos.
Como aperfeiçoar o layout de armazém da sua empresa?
A seguir, veja algumas das dicas mais importantes para garantir uma boa gestão de estoque.
Conheça seu espaço para torná-lo eficiente
A primeira coisa a se levar em conta é o cálculo do espaço disponível. Muitas vezes, a desorganização e a sujeira impedem que os próprios gestores se deem conta do local de que dispõem, portanto uma boa análise do ambiente de trabalho requer limpeza total.
A partir daí, é hora de começar a planejar a logística, levando em conta os pontos importantes para a otimização do tempo de trabalho e o bom armazenamento. Conservação de materiais e equipamentos, acessibilidade e limitação são as características de um layout estratégico e um espaço eficiente.
Organize as áreas com base no giro dos materiais
O layout de armazém bem pensado é aquele que torna as distâncias favoráveis. Se você conhece a rotina de fluxo do seu estoque, sabe quais itens têm giro alto ou baixo. Tome isso como base na hora de separar os produtos.
Sua área de expedição deve ser vista como estratégica. Alocar os materiais de baixo giro nesse espaço significa perder tempo e praticidade — opte sempre por diminuir a distância para os itens de boa saída.
Quando o picking dos produtos é bem alinhado, os ganhos na agilidade são incontestáveis. Sendo assim, vale a pena pensar nos mínimos detalhes, como disponibilidade (que favorece o tempo e a distância) e altura (que facilita a identificação).
Respeite as características da sua mercadoria
Manter a integridade das características de cada produto é questão de qualidade. Existem diversos tipos de mercadorias que precisam de cuidados específicos quanto à ventilação, umidade e temperatura na hora da armazenagem.
Alimentos, produtos farmacêuticos, itens tóxicos, gases e cosméticos são exemplos de itens que exigem cuidado especial sobre as condições de peso, espaço etc. Para tanto, é necessário planejar um layout de armazém capaz de suprir as necessidades da empresa, respeitando as peculiaridades dos produtos.
Separe grupos
Quando o assunto é logística, minutos são preciosos e horas são inimigas. Pensando nisso, um dos piores cenários para os gestores é perceber o tempo desperdiçado quando não se consegue encontrar os itens desejados no estoque.
O armazenamento eficiente é uma das principais vantagens do layout de armazém, pois impacta diretamente na otimização do tempo. Encontrar o que se procura de forma rápida deve ser a lei do estoque. Portanto, invista na organização do galpão por meio do agrupamento de itens, alocando os materiais próximos a seus semelhantes.
Você pode criar categorias, grupos e subgrupos, além de usar a criatividade para selecioná-los por tags, cores e todo o tipo de sinalização eficiente. Se os itens recebidos ou expedidos ao mesmo tempo forem armazenados em locais próximos, o processo de entrada e saída será mais ágil e produtivo.
Conheças os tipos e tamanhos dos produtos
Um dos principais pontos a serem pensados na hora de planejar o espaço é o tamanho dos materiais. Áreas pequenas devem ser reservadas para itens menores — e locais largos, para produtos maiores. Pense sempre em como o ambiente pode ser mais bem aproveitado, evitando desperdícios.
Quando o volume das mercadorias é tratado como característica decisiva, o impacto na organização do espaço é estimado de maneira positiva. Nesse quesito, é indispensável que se considere a verticalização do estoque. Calcule os tipos de compartimentos que serão usados e leve em conta a disposição de todos os elementos.
Aproveite melhor os espaços
Muitas vezes, aperfeiçoar o layout de armazém em uma empresa se torna um difícil desafio diante da ausência ou ineficiência da organização. É a partir disso que os gestores começam a planejar obras desnecessárias, planos para alugar depósitos e outros espaços.
Porém, apenas a reorganização e a implementação de novas estruturas de armazenagem já poderiam ser suficientes para aumentar a capacidade dos estoques ou, pelo menos, torná-los mais práticos e eficientes.
Quer um exemplo prático? Vamos supor que a empresa precise de um novo espaço para atender à demanda de determinado cliente, com a separação de materiais e insumos no estoque. Será que construir um ambiente só para isso valeria a pena? O que aconteceria se amanhã o cliente mudasse de fornecedor ou simplesmente fechasse?
Provavelmente, o investimento seria em vão. Mas, ao optar pela montagem de um mezanino industrial, já não será preciso gastar com materiais e mão de obra de construção civil, pois haverá uma estrutura flexível e desmontável para se adaptar a outras mudanças e necessidades. Essa saída é mais inteligente e econômica, não acha?
Permita o fluxo de itens e pessoas
Não adianta querer mudar o layout de armazém ou conseguir aumentar a capacidade dos estoques e, por outro lado, impossibilitar o bom fluxo de itens, cargas, maquinários ou pessoas entre as estruturas. Por esse motivo, todo o planejamento deve ser detalhadamente pensado de maneira a proporcionar e facilitar a movimentação interna.
Mais uma vez, reforçamos a ideia de investir em estruturas e sistemas práticos, como porta-pallets, pisos intermediários e um cantilever. Todas essas opções permitem organizar melhor a estocagem e são personalizáveis, atendendo a diferentes layouts de armazém.
Por fim, um bom sistema de picking também ajuda na movimentação interna. Afinal, o uso de esteiras, trilhos e até máquinas automatizadas evita o trânsito de pessoas ou equipamentos no depósito, além de agilizar os processos de separação do estoque.
Aposte na verticalização do estoque
Outra estratégia muito comum para melhorar o layout de armazém sem necessariamente realizar obras e quebrar paredes é a verticalização dos estoques. Isso também se torna mais viável hoje, graças às estruturas e aos sistemas de armazenagem que citamos.
Com os avanços da tecnologia, então, é possível montar verdadeiros “prédios” de prateleiras e racks dentro do seu depósito, utilizando transelevadores para movimentar as mercadorias com toda a segurança, praticidade e eficiência.
Em resumo, há muitas formas de aperfeiçoar o layout de armazém em sua empresa — desde estudar profundamente seus métodos e possíveis adaptações nos produtos até investir e repaginar as estruturas utilizadas na armazenagem. Realizar esse tipo de investimento é um meio inteligente de modernizar o negócio e, ao mesmo tempo, trazer mais praticidade, segurança, redução de custos e produtividade aos processos.
A Longa Industrial é referência nacional na área e conta com mais de 50 anos de atuação no mercado. Criamos e produzimos soluções em estruturas logísticas ou sistemas inteligentes de armazenagem para todos os tipos de empresas.
Se você busca aperfeiçoar o layout de armazém em seu negócio e otimizar todos os processos do estoque, que tal conhecer um pouco mais dos sistemas de armazenagem desenvolvidos pela Longa Industrial? Temos certeza de que atenderemos às suas necessidades com nossas tecnologias!