- Logística
- | 09/10/2018
Por que a logística colaborativa está se tornando tendência? Entenda!
Quem atua na cadeia de suprimentos sabe que ela é formada por vários elos complexos, que incluem fornecimento, estoque, produção e distribuição de bens. Por mais que essas atividades sejam cumpridas por integrantes distintos, faz muito sentido que ela funcione de forma interligada, por isso que se fala tanto, hoje em dia, sobre o conceito de logística colaborativa.
Apesar de estarem em um mercado concorrido, muitas empresas perceberam que apostar na união é uma estratégia vantajosa e inteligente para ter serviços mais eficientes e relevantes. O objetivo é que todos trabalhem juntos em prol de uma logística moderna, em alta performance.
Interessado em saber mais sobre o assunto? Continue lendo e entenda tudo sobre essa tendência!
Como funciona a logística colaborativa?
Lojistas, fornecedores, distribuidores e demais prestadores de serviço — e, até mesmo, os clientes — são partes intensamente envolvidas na atividade logística. Para muitos, seu dia a dia significa trabalhar dentro dos limites de cada negócio. Diante da necessidade de melhorias, cada um busca reestruturar seus processos e implementar ações que não necessariamente afetam os outros.
Com a logística colaborativa, a ideia é uma quebra de paradigma: investir em iniciativas conjuntas e na sinergia para alcançar avanços na cadeia e promover ganhos como a redução de custos e melhora da qualidade do serviço como um todo.
Essencialmente, esse conceito fala sobre o estabelecimento de parcerias sólidas e compartilhamento de estratégias e boas práticas. No fim, o intuito é tornar a cadeia mais forte e consolidar todas as instituições participantes, formando um grupo mais competitivo e firme no mercado.
Como esse conceito pode ser aplicado nas empresas?
Para que a logística colaborativa seja incorporada de forma efetiva em uma empresa, ela precisa reforçar o diálogo e a interação com outros players do mesmo segmento.
Nesse cenário, é natural que exista uma concorrência entre as partes e que cada um prefira manter projetos e dados em sigilo. Apesar disso, a proposta é que um diálogo estruturado seja mantido para que todos se ajudem a crescer, dividindo táticas e conhecimentos e convergindo suas demandas.
Ter um competidor como aliado parece ser um grande desafio, no entanto, esse movimento pode ser altamente interessante para todos os envolvidos. Confira alguns exemplos da aplicabilidade desse conceito logo abaixo.
Contratação de transporte
A gestão de uma frota própria gera custos elevados. Para empresas que lidam com um baixo volume de transporte ou encomendas pequenas, o investimento pode ser inviável.
Assim, firmar parcerias com motoristas autônomos ou transportadoras podem ser uma ótima ideia para manter as entregas regulares e economizar com despesas de distribuição.
Compartilhamento de armazéns
Uma boa forma de minimizar custos com armazenamento é por meio do compartilhamento de galpões. Essa estratégia é especialmente benéfica em momentos de ociosidade ou baixa demanda — como nos períodos sazonais.
Além de promover um melhor uso do espaço disponível, todos os gastos relacionados a manutenção e processos de expedição — aluguel, contas básicas com água e energia, máquinas, equipamentos, operadores logísticos, entre outros — são repartidos entre as instituições e todos ganham com isso.
Logística reversa
Uma etapa importantíssima para o pós-venda e para políticas de sustentabilidade, a logística reversa pode ser otimizada se duas empresas de transporte se unirem no processo.
Depois de realizar suas entregas, em vez de voltar com o caminhão vazio, uma transportadora pode fazer a coleta dos produtos de outros negócios e retornar com eles. Desse jeito, é possível diminuir custos com combustível e driblar a ociosidade — na maior parte das vezes, os veículos voltam vazios de seus destinos.
Quais são suas principais vantagens?
Trabalhar em conjunto com outras empresas do ramo, dividir experiências e dificuldades pode, realmente, contribuir para o progresso e desenvolvimento de um negócio. Conheça alguns benefícios da logística colaborativa e por que você deve considerá-la.
Mais agilidade e eficiência
Compartilhar serviços com outros empreendimentos faz com que seu negócio se torne mais flexível, além de aumentar sua disponibilidade. Por exemplo, em vez de esperar preencher um caminhão para enviar um pedido, conte com uma transportadora parceira e faça remessas mais rápidas, deixando o consumidor mais satisfeito.
Redução de custos
Uma das maiores vantagens dessa tendência é a possibilidade de minimizar despesas. Como todas as instituições fazem parte do mesmo segmento, podem dividir gastos em relação a praticamente tudo: mão de obra, veículos, espaços, equipamentos, entre outros.
Fortalecimento da cadeia
A principal premissa da logística colaborativa é envolver todos os players em torno de um objetivo comum: otimizar toda a cadeia para que cada negócio consiga elevar seu nível e ser mais competitivo.
Para isso, a troca de informações e conhecimentos é intensa. O resultado disso é a criação de novos produtos ou soluções, melhoria de processos e entre outros frutos que tornam a logística mais inteligente e robusta.
Aumento da disponibilidade
Uma vez que os serviços são divididos, pode-se atender um grande número de chamados em menos tempo. Simultaneamente, a tendência é que a oferta de trabalho aumente com a união entre as empresas.
Com mais qualidade, custos operacionais reduzidos — o que possibilita praticar preços mais atraentes — e velocidade, tudo indica que os parceiros atraiam um público cada vez maior e tenham chances concretas de elevar lucros e atender demandas expressivas.
Por que apostar nessa tendência?
Não é nenhuma novidade que o mundo hoje em dia passa por transformações constantes e as pessoas estão continuamente mais conectadas.
Em meio a isso, instituições que se mantêm resistentes à adoção de tecnologias e apegadas a modelos mais tradicionais de logística correm o risco de ficar pra trás e perder mercado. É preciso crescer, expandir a mente e ficar atento às mudanças.
Nesse contexto, gestores modernos entenderam que unir forças é o melhor caminho para incorporar mais qualidade, inovar e, em suma, entregar um valor superior para seus clientes pelo serviço.
Além de tudo isso, a logística colaborativa é também uma prova de sustentabilidade — tema que interessa cada vez mais os consumidores e o mercado como um todo. Ao repartir o espaço em caminhões e otimizar rotas e quantidade de viagens, a empresa poupa dinheiro com combustível e contribui para minimizar a poluição.
A logística colaborativa tem tudo para ganhar potência nos próximos anos e ter mais adeptos. Agora que você entende como esse conceito funciona e todos os seus benefícios, cabe a você ampliar suas estratégias e cogitar fortalecer laços com instituições do seu setor para conseguir expandir seu negócio com vitalidade!
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