Blog
Sistemas de Armazenagem Logística e Industrial

Como escolher o melhor Sistema de Armazenagem Logística e Industrial?

Para ter bons resultados, é importante contar com um sistema de armazenagem logística e industrial eficiente. A escolha pode parecer difícil se você não conhecer todos os pontos que devem ser considerados no momento da escolha.

É preciso entender as necessidades logísticas da empresa, conhecer o espaço disponível, seus produtos, dentre outros fatores. Trouxemos todos os detalhes sobre este assunto, além de um pouco mais sobre cada tipo de armazenagem.

Continue a leitura e entenda mais!

Tipos de armazenagem

O tipo de armazenagem tem um impacto grande na organização e produtividade da empresa. Independente do seu tamanho, um bom gestor deve entender as vantagens e desvantagens de cada um antes de implementá-lo no seu negócio.

Própria

A empresa que fica responsável por administrar os processos logísticos. Ela conta com a ajuda dos próprios funcionários, com a logística podendo ser em seu próprio galpão em um local próximo ou não da empresa.

Ela tem total autonomia nas tomadas de decisões e possui mais possibilidades de mudanças no dia a dia. O que não pode ser deixado de lado é cultivar uma boa gestão para ter um controle total dos processos, além do treinamento constante dos colaboradores.

Contratada

A empresa contrata um galpão, porém, a mão de obra fica por conta dela. Muitos negócios optam por esse modelo por terem controle de todos os processos.

Terceirizada

Desde o atendimento até a expedição fica por conta de uma empresa contratada. Diversos segmentos optam por essa solução por não precisarem dispor de galpões, funcionários e os seus devidos treinamentos.

Sistemas de Armazenagem Logística e Industrial - Terceirizada

Foto Sistemas de Armazenagem Logística e Industrial – Terceirizada

Pontos a considerar na escolha do sistema de armazenagem logística e industrial

Agora que você sabe quais são os modelos de sistema de armazenagem, consegue entender quais pontos considerar para ter uma escolha assertiva, confira.

Faça o levantamento de todos os custos

Sem planejamento, é impossível a empresa crescer de forma sólida e conseguir bancar os custos por um longo período. Com isso, é imprescindível fazer o levantamento de todos os custos que o negócio terá com a implementação de um novo sistema de armazenagem.

Algumas perguntas que o gestor deve fazer são:

  • Qual a situação financeira atual da instituição?
  • Quanto irei gastar com treinamentos e novas contratações?
  • Quais os riscos desse novo sistema danificar meu estoque?
  • Terei que adquirir mais equipamentos?
  • Quais serão os retornos a pequeno, médio e a longo prazo?

Você não deve optar pela opção mais em conta e, muito menos, comparar seu sistema com o de outra empresa que deu certo. Afinal, cada uma conta com diferentes situações/problemas no dia a dia, bem como, produtos e colaboradores.

Faça testes com softwares de gestão e estude todos os cenários possíveis para reduzir os gastos que podem surgir no cotidiano. Lembre-se, você pode precisar comprar novos equipamentos, contratar novos funcionários ou mudar de segmento.

Analise quais produtos serão estocados

Se sua empresa precisa de uma rotatividade maior dos produtos, o que é o caso dos perecíveis, o ideal é considerar o sistema de armazenagem compartilhada. Os custos podem ser mais elevados quando necessário um método com cuidados muito específicos.

Outro exemplo é o caso dos produtos mais flexíveis que não precisam de tanta atenção. Nesse caso, todo o processo pode ser terceirizado, facilitando a vida do empreendedor.

Considere o layout do local

Quanto melhor a organização e visualização dos produtos, melhor a produtividade e armazenamento. O gestor precisa entender como é o layout da sua empresa ou galpão. Isso varia conforme:

  • Movimentação de cargas;
  • Tipo de produto;
  • Cuidados com a mercadoria.

Se bem calculado, a entrada e saída das mercadorias serão otimizadas, com isso, o negócio terá redução de custos.
Verifique se a localização é a ideal

Para saber se a localização do sistema de armazenagem logística e industrial é o ideal, você precisa analisar as condições do seu negócio. Sua empresa precisa ter acesso direto aos materiais frequentemente? Se sim, a melhor opção é a armazenagem perto do local de produção.

Se esse não for o teu caso, o sistema não precisa estar próximo às dependências da empresa. Ele só necessita ter acesso facilitado para que a entrada e saída das mercadorias seja o mais rápido possível.

Avalie o quanto afetará a produtividade

A produtividade é o ponto principal de qualquer negócio. Sua escolha deve tê-la como norte para optar pela melhor solução. Avalie as vantagens e desvantagens de cada sistema e veja qual melhor se enquadra no seu negócio.

Os equipamentos que serão usados se adaptarão em qual modelo? Não há uma receita logística ideal para todas as empresas, portanto, é importante entender os pontos positivos e negativos de cada negócio.

Tenha cuidado nas contratações

Quando você opta pelo modelo contratado ou terceirizado, precisa ter alguns cuidados. Seus produtos ficarão nas mãos de outras pessoas, por isso, essa relação deve ser de confiança.

Analise os dados da empresa, desde os básicos como CNPJ, vá até as redes sociais e confira o que as pessoas estão dizendo sobre ela. O Google também é um aliado nessa busca por informações, basta verificar as avaliações.

Veja a disposição de sanar as suas dúvidas, verifique como são os galpões, qualquer tempo gasto com isso não será perdido. O site ReclameAqui é uma ótima opção para conferir a reputação da empresa contratada.

Por último, mas não menos importante, leia todo o contrato e não fique com dúvidas com relação a nada. Se possível, entre em contato com os clientes do negócio para entender como ela trabalha.

Após a escolha do tipo de armazenagem, é preciso contar com uma empresa que tenha os melhores sistemas. A Longa Industrial já ajudou milhares de empresas com sistemas inteligentes que otimizam a produtividade, movimentação e estocagem de materiais.

Dentre eles, estão o satélite, shuttle e o miniload. Aqui você conta com uma equipe preparada para lhe ajudar a fazer a melhor escolha.

Somos uma empresa 100% brasileira e estamos presentes em todos os estados do país. Atendemos empresas de todos os segmentos e tamanhos, inclusive em outros países da América Latina.

Venha ter a solução ideal para sua empresa! Fale com um especialista em nosso site.

Artigos Recentes