- Armazenagem
- | 29/06/2023
Quais são as vantagens do sistema Drive-in e Drive-thru?
Empresas que possuem um alto volume de mercadorias e desejam otimizar espaço, podem optar por um dos sistemas Drive-in ou Drive-thru. Claro que há algumas características de cada um deles, porém, ambos garantem um ótimo aproveitamento do galpão, gerando economia e agilidade nos processos.
A Longa é especialista em estruturas logísticas e trouxe todas as informações relevantes sobre esses sistemas, como eles funcionam, quais empresas podem usá-los e suas vantagens.
Como funciona o armazenamento nos sistemas Drive-in e Drive-thru
No sistema Drive-in e Drive-thru os produtos são acondicionados em paletes em espaços com poucos corredores, apenas para a entrada da empilhadeira para retirada ou entrada de materiais.
Portanto, eles não são indicados para empresas com produtos com a validade curta, alta rotatividade de produtos e que necessitam ser subdivididos de forma fracionada. Assim, eles são perfeitos para organizações que têm pouca movimentação de produtos e, quando ocorrem, elas são em grandes quantidades.
A diferença entre o Drive-in e o Drive-thru é que o sistema Drive-in tem apenas uma entrada para a retirada de produtos, indicada para empresas que usam a metodologia LIFO, ou seja, o último a entrar é o primeiro que sai.
Já no Drive-thru, a entrada e saída pode ser feita por dois lados, portanto, pode ser usada em empresas que usam as operações FIFO, que prioriza a saída das mercadorias que entram primeiro e também o LIFO.
Para quais empresas esses sistemas são indicados
Tanto o Drive-in quanto o Drive-thru podem ser usados por empresas de variados segmentos. Para as que possuem uma alta rotatividade de produtos, deve-se fazer um bom planejamento de armazenagem de lotes.
O sistema Drive-thru é indicado para empresas com um grande giro de paletes fechados. Dessa forma, o estoque pode ser armazenado por um lado e retirado por outro, otimizando a logística.
Vantagens do sistema Drive-in e Drive-thru
Uma das primeiras vantagens é a verticalização de produtos, podendo armazenar até o dobro de produtos, caso fosse usado um porta-paletes convencional. Além dessa, há outras vantagens, como:
- Facilidade na montagem: as estruturas podem ser montadas e desmontadas conforme a necessidade da empresa. Assim, facilita a inclusão de novos lotes de mercadorias;
- Não utiliza empilhadeiras específicas: podem ser usados equipamentos comuns para a retirada de mercadorias;
- Ideal para períodos sazonais: como pode ser removidos com facilidade, esses sistemas são perfeitos para esses períodos;
Protege os itens condicionados, mesmo que em grande quantidade.
É importante que a empresa tenha um bom planejamento e análise do local e dimensões dos sistemas. Para isso, conte com a Longa e tenha um projeto que atenda de verdade a sua realidade.
A Longa Industrial se orgulha nestes 56 anos de história por ser capaz de atender a todos os tipos de empresa em diferentes setores e tamanhos no Brasil e em outros países da América Latina.
Se você está buscando um sistema de armazenagem ou outras soluções para logística e transporte inteligente, você encontrou a empresa certa. A Longa Industrial é especialista neste ramo e estamos sempre desenvolvendo as melhores soluções para armazenagem no Brasil.
Para saber mais informações interessantes sobre armazenagem logística acompanhe nosso blog e fique atento às novidades.
Nos vemos no próximo artigo!